
Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (19) pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) indica um aumento significativo na ocupação hoteleira do interior do estado devido ao feriado de São Sebastião, padroeiro da capital. A taxa média de ocupação está em 79,81%.
José Domingo Bouzon, presidente da ABIH-RJ, ressaltou a variedade de opções turísticas no interior, que incluem cidades serranas e praias paradisíacas, além de uma rica oferta cultural e gastronômica. Ele destacou ainda a diversificação da rede hoteleira, que oferece desde pousadas a resorts de padrão internacional.
Entre as regiões mais procuradas estão: Miguel Pereira (92,30%), Arraial do Cabo (91,10%), Angra dos Reis (90,10%), Paraty (83,50%), Armação dos Búzios (80,50%), Nova Friburgo (79,80%), Rio das Ostras (78,20%), Cabo Frio (77,80%), Macaé (75,30%), Petrópolis (74,40%), Barra do Piraí/Ipiabas (74,20%), Vassouras (74,10%), Valença/Conservatória (73,40%), Teresópolis (72,60%) e Itatiaia/Penedo (66,70%).
Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), afirmou que os números refletem uma estratégia eficaz de fortalecimento do turismo interiorano. "Temos investido fortemente na divulgação dos destinos do interior, mostrando que o Rio de Janeiro vai muito além da capital. Esses índices de ocupação mostram que o turista está respondendo positivamente, movimentando a economia local e gerando emprego e renda nas regiões turísticas."
De acordo com Tutuca, esse desempenho positivo se deve ao trabalho contínuo de promoção turística realizado pela Setur-RJ em parceria com a TurisRio, que vem promovendo ações para divulgar os destinos do interior, destacando a diversidade de experiências de cada região.