Um idoso de 83 anos foi encontrado em condições precárias e aparentemente desnutrido em sua residência em Inocência, na manhã desta segunda- feira (17). O caso foi registrado pela Polícia Civil após denúncias de uma assistente social e uma psicóloga que o visitaram em casa.
Segundo informações da Polícia Civil, as profissionais realizaram um atendimento psicossocial na residência do idoso e constataram que ele vivia em condições de higiene precárias e apresentava sinais de desnutrição.
Ao chegarem na casa, as profissionais encontraram o idoso trancado em um cômodo, enquanto sua cuidadora havia saído. O idoso relatou que a cuidadora o deixava trancado em algumas ocasiões. A cuidadora, por telefone, justificou a atitude alegando que o idoso poderia se machucar nos degraus da casa.
A Polícia Civil foi acionada e, como a cuidadora estava longe, uma viatura policial foi até o local para que ela abrisse a porta da casa. Uma ambulância também foi acionada para levar o idoso ao hospital da cidade para receber tratamento médico. Os socorristas constataram que o tanque do aparelho de oxigênio do idoso estava vazio.
Em outras ocasiões, a cuidadora havia informado à assistente social e à psicóloga que cobrava R$ 500,00 por mês para cuidar do idoso. No entanto, o idoso afirmou que a cuidadora utilizava o seu dinheiro para lavar suas roupas, que estavam em péssimo estado de conservação e higiene, e para pagar as contas de luz e água. A cuidadora confirmou que cobrava no total R$ 1.400,00 por mês, incluindo cuidados, alimentação e aluguel.
Após o atendimento médico, o idoso foi encaminhado ao asilo ILPI - Lar Jeferson Leandro Prado Elias, onde receberá cuidados e acompanhamento profissional. A Polícia Civil investiga as denúncias de maus tratos e negligência contra o idoso, e a cuidadora poderá responder por crime de abandono de incapaz.
Mín. 21° Máx. 33°