LogoInocência Notícias

Polícia Militar de SP implementa atendimento especial para mulheres no Carnaval

Esquema inclui 5,2 mil policiais adicionais e uso de drones para segurança

01/02/2026 às 10:03
Por: Redação

A Polícia Militar de São Paulo anunciou um esquema especial de segurança para o Carnaval, visando proteger as mulheres na capital paulista. Esta medida incluirá a presença de policiais militares femininas, com o objetivo de oferecer acolhimento rápido para vítimas de importunação sexual e capturar os agressores.

 

Além disso, essas policiais estarão em contato constante com o programa Cabine Lilás, operado pelo Centro de Operações da PM (Copom), o qual estará funcionando durante o Carnaval através do telefone 190. Este programa é composto inteiramente por policiais mulheres.

 

"A Cabine Lilás centraliza em um único lugar todas as iniciativas do estado de proteção à mulher. Cerca de 30% das mulheres que recebem orientação pela Cabine Lilás acabam registrando o boletim de ocorrência. Esse é o primeiro passo para acabar com o ciclo da violência", destacou o comandante do Copom de São Paulo, coronel Carlos Henrique Lucena.


No total, haverá um incremento de 5,2 mil policiais militares diariamente durante o Carnaval, além de cerca de 2,5 mil viaturas para cobrir desde megablocos até blocos de rua e outros eventos previstos na cidade.

 

O esquema de segurança também contará com recursos tecnológicos, como as câmeras do programa Muralha Paulista que identificam foragidos da justiça e veículos roubados ou furtados. Além disso, drones serão utilizados para realizar o monitoramento aéreo em tempo real.

 

© Copyright 2025 - Inocência Notícias - Todos os direitos reservados