
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul publicou retificação do Edital nº 01/2025 referente ao concurso público para provimento de cargos efetivos e formação de cadastro reserva do quadro de pessoal. A retificação introduz detalhes sobre as provas para todas as áreas e especialidades oferecidas.
O concurso inclui 33 opções diferentes de cargos para analistas e técnicos legislativos, como administrador, arquiteto, assistente social, engenheiro civil, jornalista, nutricionista, psicólogo, técnico em audiovisual, técnico em informática, técnico legislativo para Polícia Legislativa, entre outros. As provas objetivas abrangerão conhecimentos gerais e específicos, com questões de múltipla escolha e caráter habilitatório e classificatório.
As provas objetivas terão duração de quatro horas e o número de questões varia entre 40 e 80 dependendo do cargo, sendo que para alguns, como Analista Jurídico e Técnico Administrativo, o peso da prova específica é maior. Para cargos que exigem prova prática, como Técnico Legislativo - Polícia Legislativa e Técnico Legislativo – Tradução de Libras, essa etapa será eliminatória, obedecendo ao cronograma oficial.
O candidato deve acompanhar o site da Fundação Carlos Chagas para publicações referentes às convocações, a comunicação por e-mail tem caráter informativo apenas.
Para o cargo de Técnico Legislativo – Polícia Legislativa, a prova prática consiste no Teste de Aptidão Física (TAF), contendo exercícios específicos como teste abdominal, flexão de cotovelos e corrida. Já para Técnico Legislativo – Tradução de Libras, a prova abrange várias tarefas de interpretação e comunicação, avaliadas por banca examinadora e com pontuação mínima para aprovação.
As inscrições estarão abertas entre 12 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026, com solicitação de isenção até 16 de janeiro. A aplicação das provas objetivas está prevista para 29 de março de 2026, com divulgação dos resultados preliminares, recursos, resultados finais, provas práticas e comissões de heteroidentificação conforme o cronograma que se estenderá até agosto de 2026.
O edital ressalta que o cronograma está sujeito a alterações e que os demais itens do edital original permanecem válidos.
O concurso é importante para reforçar o quadro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, contemplando diversas áreas técnicas e especializadas, com foco na transparência e ampla divulgação das etapas.